Blog

3 desafios comuns dos coordenadores pedagógicos!

3 desafios comuns dos coordenadores pedagógicos!

Gerenciar qualquer negócio não é tarefa das mais fáceis, mas quando pensamos em uma instituição de ensino, o problema fica ainda mais complexo. São muitos detalhes importantes e, muitas vezes, o coordenador pedagógico está muito melhor formado para atender às demandas educacionais do que aquelas relativas ao relacionamento pessoal, trabalhista e econômico do empreendimento. Porém, como qualquer empresa, a escola precisa funcionar bem, trazer satisfação para os colaboradores e para quem compra o serviço e, ainda por cima, gerar lucro.

Parece uma tarefa ingrata, mas sabendo quais são os problemas mais comuns e tomando as atitudes corretas, é possível ter muito sucesso. Quer conhecer os principais desafios vividos pelos coordenadores pedagógicos e descobrir como enfrentá-los? Então continue lendo!

Relacionamento e aprendizagem dos professores

Os professores são profissionais altamente qualificados, mas com uma personalidade marcante e, por isso, geralmente gostam de impor seu estilo. Não é fácil gerenciar um grupo assim, pois cada um possui sua história e experiência individual. Porém, para que a escola funcione bem e consiga cumprir com seu principal objetivo — o de educar seus alunos —, é preciso que os professores se alinhem à metodologia da instituição e trabalhem para construir, juntos, a história da escola. Afinal, por mais interessante e bem estruturados que sejam o currículo e a proposta da instituição de ensino, tudo pode ir por água abaixo caso haja problemas de relacionamento, má gestão e até transferência de profissionais.

O diretor competente precisa manter as conquistas do grupo de professores e assegurar que as boas idéias tenham continuidade. É preciso dar boas condições de trabalho, ouvir e estimar as opiniões e valorizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento e dos planos de ensino, com avaliações constantes da prática.

Relacionamento e aprendizagem dos alunos

Com os alunos também não é tão fácil lidar: o convívio do coletivo (no pátio, no refeitório, nas ruas e na comunidade) traz para dentro do ambiente escolar diversos egos, expectativas e personalidades distintas. A dinâmica no ambiente comum, portanto, precisa ser orientada pelo coordenador.

Além de priorizar um ensino de qualidade, é preciso impor certa ordem e método nas ações que irão colaborar para o fortalecimento das relações entre a bagagem dos estudantes e a escola. É primordial arranjar as rotinas pedagógicas de acordo com os anseios e as necessidades de todos, fazendo, dessa forma, com que as pessoas fiquem mais interligadas e satisfeitas, ampliando sua experiência de aprendizagem.

Coordenação dos documentos da escola

Muitas instituições de ensino utilizam métodos antigos para controlar seus documentos. São papeladas incalculáveis e planilhas complicadas, o que só colabora para que as informações sejam confusas e até se percam. Isso para não falar que, geralmente, os diretores ou coordenadores pedagógicos têm sua formação muito mais voltada para a educação do que para a gestão, por isso, toda ajuda é bem vinda.

A melhor solução passa por um software de gestão. É a maneira perfeita de trazer a tecnologia para os processos administrativos da escola sem abrir mão da tradição no ensino. Ele ajuda a planejar com mais exatidão e a fazer uma análise estratégica das necessidades gerais. Ao invés de distribuir seus dados em múltiplos arquivos de maneira desordenada e com acesso difícil, você reúne tudo no mesmo local, com muito mais facilidade.

Esses são alguns dos problemas mais complexos que um coordenador pedagógico encontra. Porém, com essas atitudes, é possível contorná-los e ter muito mais sucesso nessa empreitada. É uma forma de ensinar com qualidade, mas sem abrir mão dos bons resultados na empresa!

Compartilhe conosco, nos comentários, que outros problemas você enfrenta no dia a dia da sua instituição e não deixe de conferir também nosso post com 4 motivos para adotar um sistema de gestão na sua escola!

06 de Fevereiro de 2015, 19:09
Especialista CBK
gerenciamento, coordenação pedagógica, software de gestão online

Sobre o autor

Especialista CBK
Especialista CBK

Nossa equipe é formanda por profissionais especialistas na área de gestão financeira focada em vários segmentos de prestação de serviços. Nosso time de gerentes, programadores, analistas e redatores estão sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas e auxiliar no que mais for possível. Fale conosco!