Blog

A coleta seletiva como ferramenta eficaz para a gestão escolar

A coleta seletiva como ferramenta eficaz para a gestão escolar

Hoje, um dos maiores problemas das cidades e municípios é o lixo, e cada vez mais se fala em coleta seletiva, aquela em que recolhemos os produtos para reciclagem separadamente, contribuindo, assim, para destinação correta dos materiais.

É certo que o papel de agir em prol da diminuição do impacto do lixo doméstico no meio ambiente pertence a toda a sociedade, no entanto, abordar esse assunto nas instituições de ensino é especialmente importante. Mas além do motivo óbvio de educar jovens e crianças a prezar pela separação correta do lixo, trabalhar esse tema também traz benefícios para a própria gestão escolar. Quer saber como? Siga lendo e descubra!

Planejamento e redução de desperdício

Implantar a coleta seletiva na escola não é tarefa fácil. Para que isso seja feito de maneira eficaz, é preciso:

  • Pesquisar para conhecer as demandas e verificar que materiais recicláveis são consumidos no ambiente escolar;

  • escolher a quantidade de lixeiras para cada produto;

  • treinar e conscientizar os funcionários para que adotem a causa;

  • definir de forma clara como será feito o descarte dos materiais, monitoramento da adesão e andamento da coleta;

  • e mensurar resultados são essenciais para um bom resultado do projeto.

Isso ajuda a garantir que o projeto não seja somente uma iniciativa, mas sim ganhe o crédito e a participação de todos os envolvidos.

Mas, além disso, realizar essa pesquisa em relação ao consumo da escola também pode ser útil à redução do desperdício de materiais e recursos, afinal, esse planejamento poderá expor pontos em que há descarte desnecessário de produtos.  

Mais atenção à responsabilidade social

Principalmente no ambiente escolar, a formação de uma consciência de responsabilidade social é extremamente importante, e engajar o aluno em atividades para proteção do meio ambiente contribui para formação de cidadãos mais crédulos em melhorias e cientes da importância de suas próprias atitudes na comunidade como todo.

Com a unificação de toda a comunidade escolar em torno da implantação e desenvolimento do projeto de coleta seletiva, os alunos trabalham em equipe com colegas, docentes e demais colaboradores, estreitando suas relações e criando um ambiente de boa convivência na escola. O mesmo ocorre com os pais, que apoiam a iniciativa da escola e se envolvem mais no aprendizado de seus filhos.

Reciclar, reduzir e reutilizar

Quando falamos de coleta seletiva, já sabemos que há a possibilidade de reduzir desperdícios através da análise do consumo da escola, mas além de reduzir o consumo e reciclar os materiais que podem passar por esse processo, a escola também pode reutilizá-los, criando utensílios e projetos para todos.

Construir um aquecedor solar de garrafas pet, por exemplo, pode ser não só um projeto para reutilizar o plástico e estudar as propriedades termodinâmicas da água, como também uma maneira de criar uma ducha quente que possa ser usada pelos alunos após as aulas de educação física. Esse tipo de trabalho traz o aprendizado para a realidade dos estudantes e ainda cria melhorias na própria escola que podem beneficiar a todos.

Calcular as economias geradas pela redução do desperdício no colégio também pode se tornar uma atividade de matemática e ainda ser revertido em projetos para a comunidade escolar. Quanto melhor a escolha do destino desses valores, mesmo que pequenos, melhor será para a ampliação da ação e da consciência social.

Como é realizada a coleta seletiva na instituição de ensino em que você trabalha? A escola está aproveitando ao máximo todos os benefícios que isso pode trazer para ela e para os alunos? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 
11 de Maio de 2015, 16:04
Especialista CBK
sustentabilidade, coleta seletiva, Educação

Sobre o autor

Especialista CBK
Especialista CBK

Nossa equipe é formanda por profissionais especialistas na área de gestão financeira focada em vários segmentos de prestação de serviços. Nosso time de gerentes, programadores, analistas e redatores estão sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas e auxiliar no que mais for possível. Fale conosco!