Blog

O que é tematização da prática? Quais as vantagens da sua implantação?

O que é tematização da prática? Quais as vantagens da sua implantação?

Se você é professor ou trabalha com educação em alguma escola ou universidade, provavelmente já ouviu falar sobre tematização da prática. E ainda que esse seja um estilo de gestão pedagógica que tem aparecido como assunto cada vez mais comum nas reuniões de docentes, coordenadores e pedagogos, muitos profissionais ainda não sabem exatamente o que significa esse termo e como ele pode ser útil para o seu trabalho como professor.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a tematização da prática e as suas vantagens na implantação. Confira!

O conceito de tematização

Tematização da prática é o nome dado para a análise de experiências e situações vivenciadas em uma sala de aula para que possam ser utilizadas como uma reflexão da atuação do professor em situações futuras.

A tematização é realizada ao longo do processo de ensino e é vista como uma maneira pela qual os docentes podem avaliar seu trabalho e aprender com suas próprias experiências, desenvolvendo intervenções e atuações diferentes e que condizem com os seus objetivos durante esse período de trabalho.

Primeiras aplicações dessa teoria

Foi na década de 1990 que os primeiros educadores brasileiros começaram a usar a tematização da prática para melhorar sua atuação nas salas de aula. Eles realizavam gravações de áudio e vídeo e apresentavam essas experiências em suas reuniões de docentes visando refletir sobre o que tinha acontecido naquele momento e o que poderia ser feito de forma diferente.

Dessa maneira, os professores conseguiam criar novas intervenções e novas formas de estimular e educar seus alunos, baseadas em situações que eles próprios vivenciaram, fugindo um pouco da teoria e trazendo para perto a prática de suas experiências.

O docente tem a oportunidade de aprender com as experiências

Implantar a tematização da prática na rotina dos professores de um colégio, escola ou universidade é uma maneira de permitir que esses docentes aprendam, com suas próprias experiências, a desenvolver métodos melhores de ensinos, voltados especificamente para as demandas de seus alunos.

As experiências em sala de aula podem ser gravadas em vídeo ou em áudio e compartilhadas com outros professores, de modo que todos tenham a chance de aprender com o que se passa nas diferentes turmas de alunos.

É claro que alguns professores apresentarão resistência à gravação de sua atuação dentro de sala de aula, porém, é importante que eles compreendam que o trabalho em grupo pode ser uma oportunidade de identificar problemas, trocar experiências e conhecer novas soluções.

Vale ressaltar que a ideia da tematização da prática não é, em hipótese alguma, expor o professor ou os alunos que possam estar por trás do problema, mas simplesmente aprender com as dificuldades que podem ser encontradas durante um processo de educação.

Como utilizar a tematização na sua rotina

Usar a tematização na rotina de sua instituição de educação é muito simples. Primeiro é preciso conversar com os professores e coordenadores da instituição para que todos estejam de acordo com a aplicação dessa técnica de aprendizado, exemplificando suas vantagens no processo de educação de seus alunos como também no seu crescimento como profissional. Depois é importante começar a identificar as salas de aula que estão sofrendo com problemas relacionados com o processo educacional.

Separe o material necessário para o registro do áudio ou das imagens, grave tudo e prepare-se para uma reunião da equipe de professores. Permita que, na reunião, o professor gravado apresente a experiência daquela situação e exponha os problemas para discussão. Abra a oportunidade para que o grupo, em conjunto, encontre a solução que será aplicada na próxima aula.

O benefício de se implantar a tematização

A tematização da prática é uma chance para que professores, docentes e coordenadores utilizem as suas próprias experiências como uma oportunidade de estudo e reflexão, se desenvolvendo como melhores profissionais beneficiando seus alunos com esse crescimento pessoal.

Você já trabalhou com processos de tematização da prática na sua instituição de ensino? Achou essa proposta interessante para a sua realidade? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

 

11 de Maio de 2015, 16:02
Especialista CBK
gestão pedagógica

Sobre o autor

Especialista CBK
Especialista CBK

Nossa equipe é formanda por profissionais especialistas na área de gestão financeira focada em vários segmentos de prestação de serviços. Nosso time de gerentes, programadores, analistas e redatores estão sempre prontos para sanar todas as suas dúvidas e auxiliar no que mais for possível. Fale conosco!